quinta-feira, 28 de julho de 2011

ÁGUA: UM RECURSO EM ALERTA

Profª Maria Alice

 ÁGUA: UM RECURSO EM ALERTA

Você já se deu conta da facilidade que temos quanto à disponibilidade de água para o nosso consumo diário? Já pensou também que muitas pessoas, em diferentes lugares não podem contar com essa mesma disponibilidade?
Questões relacionadas à disponibilidade de água é atualmente uma preocupação mundial; a escassez desse precioso líquido já não é apenas uma dura hipótese, mas uma realidade na vida de muitos e também das futuras gerações.  Se olharmos uma imagem qualquer do nosso planeta, como uma imagem de satélite por exemplo, podemos constatar que o nosso planeta é composto em sua maioria por água. Cerca de 2/3 da superfície terrestre é formada por água; sendo que 97,5% é considerada imprópria para o consumo, ou seja, trata-se das águas oceânicas que apresentam alta salinidade. Apenas 2,5% é considerada potável. Nesta porcentagem podemos incluir rios, lagos, geleiras e lençois freáticos.
Muitos países já sofrem com a falta deste recurso natural. O continente americano do ponto de vista hídrico é o que conta com maior disponibilidade de água potável, inclusive o Brasil, que pode-se dizer é um país privilegiado por contar com excelente disponibilidade hídrica. Porém essa situação não é comum em todo o território brasileiro, se por um lado temos a região norte (Amazônia) com grande potencial pluvial, por outro a região nordeste configura-se como um cenário exatamente oposto.
É comum certos comentários que enfatizam a finidade da água no planeta. Parece algo contraditório dado a quantidade de água existente. A água do planeta não está acabando e sim a disponibilidade de água apropriada para o consumo tanto humano quanto de outros seres vivos. Cada vez mais perdemos a qualidade da  nossa água por meio de poluentes de diferentes tipos, seja por dejetos de esgoto domésticos, industriais ou ainda pelo setor agrícola através dos agrotóxicos.
É preciso atitude, (re) pensar nossas ações, avaliar o grau de importancia que damos a este líquido que nos é tão fundamental quanto o ar que respiramos. É preciso pensar nas gerações futuras, no que diremos aos nossos descendentes sobre a forma como gerenciamos a utilização da água. Esse é o princípio da sustentabilidade: a utilização dos recursos sem o comprometimento das gerações futuras. Podemos começar fazendo a nossa parte: não contribuir com o desperdício. pequenas ações cotidianas podem fazer toda a diferença.